Dentre as atribuições do setor de compras estão a realização das cotações e ordens de compra, as negociações com os fornecedores, o recebimento e a comparação de propostas, entre outras. Sendo assim, é fundamental que a área seja composta por profissionais qualificados, que estejam alinhados com a visão da estratégia da sua empresa. Entenda porque esse setor é tão importante e como ele influencia todo o seu negócio:

Manter a empresa abastecida

O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.

No caso de empresas do setor de comércio, o setor influenciará, inclusive, no seu processo de vendas. Isso porque ele é responsável por abastecer o estoque de produtos que serão comercializados na sua loja – ou revendidos, se o seu negócio for venda em atacado. Por isso, ao realizar os pedidos em tempo hábil para os fornecedores e manter um estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

Cabe ressaltar também que o setor de compras é responsável por suprir a empresa com material de escritório, como tintas para impressoras, papel timbrado, itens necessários para os banheiros e copa, etc. Além disso, é responsabilidade dessa área contratar prestadores de serviço de limpeza, por exemplo. Isso pode parecer menos importante, mas também é essencial para manter a produtividade do seu negócio – atendendo às necessidades dos seus colaboradores.

Garantir melhores negociações

Cabe também ao setor de compras a responsabilidade de estabelecer e manter o bom relacionamento com os fornecedores. Vale enfatizar que através disso, o seu poder de barganha aumenta e, dessa forma, melhores preços são garantidos nas negociações.

Esse relacionamento com os fornecedores é totalmente estratégico para que a sua empresa consiga reduzir custos. Porém, para que seja feito de forma efetiva, é preciso que a área registre todas as cotações solicitadas, negociações estabelecidas, assim como todas as compras efetuadas.

Ao organizar todo o histórico de negociação, o setor de compras da sua empresa terá argumentos que embasarão seus pedidos de descontos, por exemplo. Quando várias compras já foram realizadas com determinado fornecedor ou quando o volume mensal é grande – gerando um investimento alto naquela transação, por exemplo -, será bem mais fácil reduzir os valores nas próximas compras. Para isso, contar com uma solução informatizada é o mais indicado.

Encontrar os fornecedores mais adequados

Ao levantar fornecedores para realizar as compras, o setor executa um trabalho de pesquisa de mercado. Nesse momento, é preciso levar em consideração não apenas o preço, mas a qualidade dos produtos ou serviços, determinando o custo-benefício de cada negociação. O setor é responsável, também, por estabelecer as condições e os termos das entregas, assim como os prazos para execução de serviços contratados. Sendo assim, a área de compras é responsável por acompanhar o nível de comprometimento dos fornecedores.

Ao registrar todo o ciclo de relacionamento com as empresas parceiras, a área de compras inclui observações sobre o cumprimento ou não de prazos, assim como a respeito da qualidade dos produtos adquiridos. Essas informações serão cruciais para que o fornecedor adequado seja sempre escolhido, evitando gastos inesperados com novas compras ou retrabalho.

Para que o setor de compras influencie positivamente o seu negócio é preciso que ele tenha processos bem definidos e os execute fielmente. Uma boa forma de gerenciar as compras da sua empresa é implementando um sistema erp, por exemplo. Através de um software é possível, por exemplo, consultar os registros de estoque, gerenciar as cotações com os fornecedores, além de manter um histórico financeiro bem organizado – tudo isso de forma automatizada e, consequentemente, mais ágil.

Como estão estruturados os processos da área de compras da sua empresa? Quais são os maiores gargalos encontrados? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários abaixo. Queremos lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio.