O setor de RH é o responsável pela gestão de relacionamento dos colaboradores com a empresa. É de fato uma das áreas mais importantes da organização já que está à frente não só de questões burocráticas, mas estratégicas.
A boa atuação do RH nas rotinas é essencial para manter o funcionamento da empresa em ordem.
Com a grande responsabilidade de preservar a qualidade do ambiente, é ele quem, ao lado dos gestores, monta estratégias para manter as equipes engajadas continuamente.
Visando maximizar os resultados da empresa diariamente, o setor de RH está sempre prezando para que os colaboradores sigam a visão, missão e valores da empresa. Pois assim, a empresa caminha alinhada em todos os setores.
Portanto, o setor de RH é a área responsável por gerenciar todos os assuntos referentes ao relacionamento empresa/empregador.
Que tal conhecer as principais funções e rotinas do setor de RH nas empresas? Confira os detalhes no nosso conteúdo abaixo!
Responsabilidades do setor de RH
Se por um lado estar atento aos processos burocráticos é essencial para estar dentro da lei, por outro é indispensável o papel estratégico do setor de RH nos dias de hoje. É por meio dele que é possível manter a equipe motivada e engajada constantemente.
Mas quais são essas responsabilidades do setor de RH? Confira algumas delas abaixo.
- realizar pesquisas de mercado;
- montar estratégias de retenção de talento;
- organizar planos de cargos e funções;
- gerir as atribuições do colaborador;
- garantir o bem-estar financeiro dos funcionários;
- contribuir com decisões estratégicas;
- manter a satisfação do empregado;
- reduzir a taxa turnover;
- a busca pelo ambiente ideal;
- realizar bons processos de recrutamento.
Entenda, detalhadamente, cada uma delas logo abaixo: